quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Pastoral Fluvial: Instalação de placas solares.

A Pastoral Fluvial vem realizando uma segunda campanha de instalação de placas solares para as moradias de ribeirinhos. Cada família recebe una placa solar e a instalação de três bicos de luz por casa. Os donos da casa tomam conta da compra de uma bateria.
Dois moradores de Costa Marques, José Aniceto Ruiz e Víctor Cojubim, junto com o pe. Zezinho já tem instalado 22 casas em janeiro nas aldeias dos indígenas Oro Win, no Rio Pakáas Novas.
Quase cem instalçaões em comunidades do boliviano Rio Blanco, perto de Costa Marques, nas comunidades de San Borja, Nova Brema, El Carmen, La Soga, etc.
Quarenta e nove placas solares para os seringueiros do Rio Cautário, e mais doze para os moradores da comunidade quilombola de Santo Antônio do Guaporé.
Apesar da equipe ser simples, a placa solar e a bateria fornecem energia para a iluminação das casas onde não chega a energia elétrica. Tem colaborado diversos grupos de voluntários espanhois e a organização da igreja espanhola Manos Unidas, a Fundação Uria e a empresa Fundição Benito, tem feito o financiamento destes projetos.

Nenhum comentário: